BEM VINDOS!!! PROFª SOL...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tecnologia e Educação

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


Os avanços tecnológicos estão chegando à sociedade com muita rapidez, provocando mudanças profundas e aceleradas nas formas de produzir conhecimento e nas relações sociais que as acompanham.

A escola nunca necessitou tanto de conhecimento para acompanhar essas transformações, pois os alunos recebem informação de todo o lado em grande quantidade.

As escolas têm equipamentos, mas ainda engatinhamos na maneira de utilizá-los, ainda vivenciamos situações que causa medo da tecnologia, ouvindo em nosso dia-a-dia coisa como “- Não põe a mão no botão,não ligue...vai quebrar , pegar vírus, vai ficar tudo bloqueado ”, sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era  tecnológica .

Somos sabedores que para a dominação dessa tecnologia é preciso dispor de algum tempo, o problema é que nesse período de tempo, novas tecnologias serão desenvolvidas.

Sem duvida a tecnologia da uma nova cara para a educação uma verdadeira revolução, pois coloca cada ser humano de qualquer idade em contato com a realidade dos dias atuais, bem como, exige do educador uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.

Acreditamos que o uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores e coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações tecnológicas em busca de seu conhecimento.

Um comentário:

  1. Sol, seu texto é dez. Vc dissertou bem sobre o avanço da tecnologia e as possibilidades de melhoria dos próximos docentes, e é claro, isso vão refletir nos discentes. Concordo com vc, os futuros professores, com certeza não só vão caminhar, como também vão correr nesse processo tecnológico. Enquanto que nós estamos lentamente engatinhando.
    Não precisa imprimir. Valeu pela postagem. Abraços...

    ResponderExcluir