BEM VINDOS!!! PROFª SOL...

domingo, 3 de outubro de 2010

Mensagem final 4-8

CURSO TICS 100 HORAS CHEGA AO FINAL...
Quero deixar aqui meus agradecimentos pela oportunidade que já nos foi dado com a realização do curso TICs,  40hs  e 100hs.
Esse tipo de curso vem ao encontro desse momento  desafiador  que estamos  vivemos ,uma grande oportunidade para nosso crescimento  Profissional .
Experiência muito valiosa que contribuem para a construção do conhecimento.
Espero que novas oportunidades apareçam brevemente, pois, nessa nossa carreira de educador precisamos sempre estar inovando diante de tantas inovações que surgem em escala acelerada.
Obrigada Marineide, pelo companheirismo, dedicação e paciência com todos.

CURRICULO E TECNOLOGIA .4-7

CURRICULO E TECNOLOGIA
Currículo é um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito escolar; que vão desde a distribuição por disciplinas, até as ações pedagógicas inseridas no projeto educacional da unidade escolar, em consonância com os conteúdos necessários ao desenvolvimento do ser enquanto aprendiz.
 A integração e uso das tecnologias só potencializam as atividades realizadas, gerando assim, novo modo de pensar, agir, expressar  e relacionar com o mundo, bem como, uma nova relação entre aprendizado,aluno e professor.
Acredito que, a integração de diferentes mídias, nas ações desenvolvidas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.
Para que essa integração currículo e tecnologia seja efetivamente uma realidade é necessário cada vez mais investimento na estrutura física escolar e na formação humana de todos que estão à frente do trabalho. Como por exemplo: mais computadores para que todos possam de fato ser atendidos, técnicos de Laboratórios mais preparados para auxiliar o trabalho pedagógico do professor e uma direção escolar envolvida e consciente do seu papel de gestor. O primeiro grande projeto a ser desenvolvido pela escola deve ser esse: compreender as relações estabelecidas entre o currículo escolar e o uso de tecnologias.

Síntese do Projeto Água.4-6

Síntese do Projeto Água
O Projeto água foi trabalhado com os alunos do 3° Ano, 4ª série e 5ª série onde os alunos desenvolveram atividades de pesquisa no laboratório,discussão em grupo e construção de maquetes.
Cada professor trabalhou o tema com sua turma seguindo etapas e ações a serem desenvolvida.

Estratégias
As atividade de pesquisa no laboratório foram realizadas em duplas, uma vez que nosso laboratório dispõem só de 10 computadores os mesmos anotaram suas pesquisas e assistiram vídeo referente aos assunto. Com as anotações e pesquisa demostraram  interesse, facilidade frente as discussões em sala a construção de maquete,bem como, a apresentação para as demais turmas e participação na Feira de Ciência.
Utilizaram também câmara digital para registrar os momentos da realização do projeto. Para confeccionar a maquete os cartazes e apresentar o trabalho dividiram em grupos.

Conhecimentos prévios
Os alunos desenvolvem atividades no laboratório de informática com facilidade, a maioria dos os alunos já dominam os procedimentos básicos, dessa forma só foi sugerido alguns sites .