BEM VINDOS!!! PROFª SOL...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

sábado, 24 de setembro de 2011

PITEC / Atividade 2.2

ATIVIDADE 2.2

CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS

SOLANGE CARUZO LOZANO

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: Artes
OBJETIVOS:
1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual.
2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar.
3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas.
4.Conhecer e divulgar ações de combate à poluição do ar.
Duração:
3 aulas de 50 minutos
ATIVIDADE 1
Inicie sua aula perguntando aos alunos o que entendem sobre poluição atmosférica. Anote na lousa todas as informações apresentadas pelos alunos. Em seguida, apresente o vídeo abaixo para confrontar as informações apresentadas pelos alunos.
ATIVIDADE 2
Explore o vídeo com os alunos, perguntando: O que vocês acharam desse vídeo? Na ficção, o Capitão Feio era o maior responsável pela sujeira produzida. E na vida real, quem é o verdadeiro Capitão Feio? O que deve ser feito para se combater a poluição do ar em nosso planeta? Quem deve participar dessa luta?  Promova um debate sobre o tema, sensibilizando os alunos quanto à importância da educação ambiental de toda a população, para garantir o cuidado com o meio ambiente, a preservação da espécie, e a responsabilidade de cada um de nós na busca de um mundo melhor para vivermos. Enriqueça o debate, questionando: Vocês consideram possível frear esse aumento crescente de poluição na Terra? Na sua percepção, como mostrar às pessoas que o meio ambiente tem sofreu mudanças desastrosas em virtude de um progresso desenfreado das cidades? Como poderia ser feita essa conscientização?
 ATIVIDADE 3
Sugere-se que essa etapa da aula seja realizada no laboratório de informática.  Divida a turma em duplas para que acessem o endereço abaixo e naveguem no Portalzinho do Meio Ambiente, onde encontrarão informações diversas, jogos, vídeos dentre outros materiais que poderão enriquecer o conteúdo trabalhado nessa aula.


ATIVIDADE 4
Após esse momento, retome e proponha um teatro falando do planeta e das poluições. O aluno poderá apresentar na hora cívica pata todas às turmas da escola para mobilizar os demais alunos da escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Nunca desista!!!!

 Acredite!!! Esse vídeo vai tocar sua alma...



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Origem dos Brinquedos...........

Brinquedos ou computadores?



Gráfico...

Linha do tempo


PIPA E CRIATIVIDADE

APRESENTANDO
PESQUISA...


GRÁFICO


COMPARANDO
BRINQUEDOS...


APRESENTANDO
PESQUISA...

LINHA DO TEMPO...



PESQUISA...
 
BONECA VITUAL...



PIPA COM SUCATA
  
MUNDO VIRTUAL...




















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GRÁFICO 3º Ano
GRÁFICO 4º ANO

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Poder da Visão...

Eis ai o desafio, aprender viver nesse novo mundo que surge em nossa frente com tantas invensões.
Estamos em um tempo de mudanças aceleradas. Não dá mais para sermos passivos nesse processo. A mensagem O Poder da Visão nos faz uma alerta a fim de que possamos perceber que somos sujeitos do novo mundo. Chama-nos a atenção para o poder que está em nós de criar o que antes parecia impossível, como avião, máquina calculadora, computador, dentre outros.
Também destaca que devemos ter um sentimento cada vez mais humano, solidário.
Que tenhamos cuidado com essa correria maluca do mundo moderno, para não continuarmos nos tornando insensíveis com nossos semelhantes.
É importante que façamos uso do desenvolvimento científico-tecnológico para a melhoria da qualidade de vida humana numa visão de divisão do progresso.
A cada dia o homem ganha mais ferramentas que proporcionam mais velocidade e dinamismo na comunicação. Vivemos hoje na sociedade do conhecimento, este dinamizado pelo poder da comunicação. É importante refletirmos sobre nossas práticas nesse novo tempo, uma reflexão pessoal e coletiva.
É relevante que voltemos nossa visão para os constantes conflitos entre nações, para as rebeliões civis que provocam milhares de mortes pelo mundo a fora.
Como educadores precisamos urgentemente assumir uma nova postura, nos especializando na utilização das ferramentas tecnológicas para promover através da educação o novo homem, o homem reflexivo, capaz de relacionar-se com responsabilidade e respeito no meio social onde está inserido.

Tecnologia e Metodologia...

Tecnologia e Metodologia...

O vídeo  deixa bem clara a idéia de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber "como" utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma?
Sabemos que a informática na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possibilidade que o professor pode contar para a realização do seu trabalho; desenvolvendo atividades que propiciem uma reflexão por parte do aluno e realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos que esta oferece.
Utilizando a informática a serviço de projetos educacionais, propiciamos ao aluno as condições de trabalharem à partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado.
Porém a escola ainda engatinha  tímida e  lenta em  relação a investimentos quanto ao meios tecnológicos, a maioria das escolas hoje não está equipada com essas novas tecnologias em número suficiente para atender  todos os alunos de uma turma, contamos com 10 maquinas e na maioria das vezes só funciona 6, sendo que as turmas são compostas de 30 alunos e a escola conta com um numero entre 8 a 10 turmas. Outra questão relevante é que  os  professores devem ter metodologias diversificadas para trabalhar com seus alunos  e   a maioria  não sabe nem utilizar a maquina garantindo a  aprendizagem  do aluno.
Portanto esse novo modelo de educação requer um investimento na formação do professores e disponibilidade de recursos tecnológicos suficientes para atender a demanda de cada escola.